Área: Geo sócio econômica
Seção: Brasil de verdade
Qualidade da Educação - desempenho de alunos.
Segundo dados do PISA, em 2012, o Brasil ficou na 58° posição entre 65 países avaliados. é uma posição ruim, o país precisa melhorar muito na qualidade da educação, adotar um sistema educacional mais eficiente, essa é uma tarefa de toda sociedade: governo, família, professores, diretores, escola.. enfim toda sociedade em conjunto tem sua função na melhoria da educação, porém o governo tem maior responsabilidade.
Apesar do país se encontrar em uma posição ruim no ranking de avaliação de alunos organizado pelo PISA, podemos afirmar que o Brasil, não chega a ser o pior ou um dos piores países do mundo em educação!
A avaliação de alunos é apenas um indicador da qualidade da educação nos países avaliados, há muitos aspectos importantes da educação que contribui na qualidade da mesma. o PISA avalia apenas 65 países do mundo, essa quantidade de países avaliados, não chega nem na metade dos países do mundo. nenhum país miserável foi avaliado, a maioria dos países avaliados são países desenvolvidos ou países que se sabe, são de forma geral mais desenvolvido que o Brasil. portanto definir a qualidade da educação no Brasil, tomando como base o PISA é um erro. por mais eficiente que seja o trabalho do PISA, o ranking elaborado revela apenas um indicador da qualidade da educação e em uma quantidade pequena de países.
O Brasil não é o último ou um dos últimos países do mundo em qualidade da educação.
Se a qualidade da educação de todos países do mundo fosse avaliada tomando como base vários indicadores e aspectos, concluiríamos que o Brasil, não é de forma alguma, o país ou um dos piores países do mundo em educação.
Observe abaixo a comparação de analfabetismo em diversos países.
" a taxa de analfabetismo é um eficiente indicador da educação."
Afeganistão 65,0
Benin 57,6
Haiti 51,3
Guiné Bissau 45,8
Marrocos 43,9
Papua nova guiné 39,4
Iêmen 36,1,
Eritreia 32,2
Egito 28,0
Iraque 21,8
Brasil 9,7
* "a avaliação é de 10 a 5 anos atrás, atualmente pode ter ocorrido alguma evolução nas taxas de analfabetismo dos países apresentados."
Fonte dos dados: Almanaque abril e http://www.mundoeducacao.com/geografia/afeganistao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário