Área: Geo humana
Seção: Brasil
Sampa X Rio
Hoje, irei falar um pouco sobre as duas megacidades do Brasil. as megacidades são cidades acima de 5 milhões de hab. (como já visto na seção: demográfica). no mundo todo, há pouquíssimas megacidades, dentre elas apenas duas megacidades brasileiras. são elas: São Paulo e Rio de Janeiro!
São Paulo (11.800milhões de hab.)
S.Paulo é a maior cidade da América e do Brasil, possuindo uma população de quase 12 milhões de habitantes! a níveis globais, S.Paulo se encontra entre as 5 cidades mais populosas do mundo!!
Sampa, como é chamada carinhosamente. é uma cidade cinza, caótica, agitada, frenética.. o "miolo" da região central da cidade, se caracteriza por ser extremamente urbanizado. o caos urbano e a paisagem tomada pelo "cinza" dos prédios e construções é bem marcante na região central. na região central, o meio humanizado domina e falta verde, havendo poucos parques e praças. o que eu chamo de ''miolo'', é aquela região minúscula que compõe a região central de São Paulo. região composta pelo Centro, Sé, Luz, Santa Efigênia, dentre alguns outros bairros.. essa região central possui área muito pequena e elevadíssimo adensamento de prédios e construções, avenidas super movimentadas, grande comércio e multidões que se deslocam de um lado pro outro. seja na Vinte e cinco de março(Rua comercial do Centro), nas ruas comerciais do Brás ou no comércio de eletrônicos da Santa Efigênia.
A Área urbanizada de São Paulo se estende por boa parte da cidade. ela se expande da região central para outras regiões. grande parte da zona oeste e zona norte, também se encontram urbanizadas. enquanto as zonas sul e leste, possui uma área urbanizada menor. o que seria uma região urbanizada? a área urbanizada de uma cidade se caracteriza por ser a região da cidade onde se concentram adensamentos de prédios, comércio intenso, ruas e avenidas de grande movimento. é onde se encontra também a maioria dos shoppings, galerias comerciais, escritórios empresariais, instituições cientificas, universidades, etc.. em São Paulo, apenas as zonas sul e leste são pouco urbanizadas, sendo que na maior parte dessas regiões, se concentram a periferia. os bairros de periferia são os bairros distantes do centro, bairros residenciais onde predominam casas, comercio local e em alguns casos industrias. na periferia paulistana, se concentra a maioria das favelas e bairros mais pobres da cidade. em São Paulo, os bairros da zona sul e leste são os mais pobres enquanto na zona oeste, se concentra os bairros mais ricos e de classe média!
São Paulo é o centro financeiro e econômico do Brasil. possui uma bolsa de valores de grande importância, na região central. a bolsa brasileira chamada de Bovespa.
Em São Paulo, há muitas opções de lazer. são diversos parques, museus, bibliotecas, galerias, shoppings, barzinhos, restaurantes, etc.. etc.. Sampa é conhecida pela importância gastronômica, sendo uma cidade de diversidade de restaurantes. desde a cantina italiana até o restaurante de comida caipira!
A Avenida mais famosa de Sampa é a Avenida Paulista e a via expressa mais importante é a Marginal tietê seguida pela Marginal Pinheiros.
São Paulo possui uma hidrografia muito rica, sendo a micro bacia do Tietê, pertencente a grande bacia do Paraná(uma das maiores do mundo).
Em São Paulo, as marginais já citadas, são as duas mais importantes "artérias" da cidade. essas duas marginais seguem o caminho dos dois principais rios paulistanos: o Tietê que é o rio principal da micro bacia e o Pinheiros que é um afluente do Tietê!!
Sampa é uma cidade cercada por duas serras: Serra da Cantareira e Serra do mar. a cidade possui elevadas médias de altitude e se encontra em boa parte, abaixo do trópico de capricórnio. dessa forma, São Paulo possui invernos frios e úmidos, sendo considerada a terra da garoa! e os verões, normalmente amenos, porém na atualidade, os verões paulistanos estão quentes e cada vez mais!!
Rio de Janeiro (6.400 milhões de hab.)
Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil, está entre as 10 maiores cidades americanas e uma das maiores cidades do mundo. o Rio (como é carinhosamente chamado) é uma megacidade nem tanto caótica, apesar de possuir milhões de habitantes e de toda sua grandeza. o Rio é conhecida como cidade maravilhosa, porém nem tão maravilhosa assim. ainda falta muito para esse título fazer jus a cidade. mas o Rio possui sim, algumas maravilhas!! uma das maiores maravilhas do Rio, é o contraste tão harmonioso entre o meio urbanizado e o meio natural. pois é, isso simplesmente não existe em Sampa. no Rio, podemos estar no agito de uma região urbanizada e em poucos quilômetros dali, encontrar a calmaria em uma praia ou na floresta! o meio humanizado e meio natural se mantem em bela harmonia no Rio de Janeiro! no Centro do Rio, podemos encontrar uma pitada de caos urbano, nada que se compare a Sampa. a região central do Rio de Janeiro é surpreendentemente calma, se tratando do centro de um dos maiores aglomerados humanos do país! os bairros da região central não são extremamente urbanizados. em alguns bairros centrais como Santa Teresa ou Lapa, pode-se observar casinhas históricas, ruas estreitas e calmas. um cenário que lembra a periferia ou melhor o subúrbio como se diz no Rio. a região urbanizada do R. de Janeiro cobre boa parte da cidade, se expande da região central para boa parte das zonas sul e oeste e ainda a Ilha do Governador, na porção leste da cidade, se caracteriza como uma região urbanizada! a zona norte é a região menos urbanizada da cidade, os bairros da zona norte são chamados de subúrbio carioca, algo como sub urbano. esses bairros do subúrbio são os mais pobres do Rio de Janeiro, se encontram distantes do Centro da cidade, além da zona norte, em parte da zona oeste também se encontra alguns dos bairros cariocas mais pobres, por outro lado na zona sul e em parte da zona oeste, se concentra os bairros cariocas mais ricos e de classe média!! as classes sociais no Rio estão muito mais próximas e menos concentradas do que em Sampa. no Rio há uma proximidade maior entre do rico com o pobre. um exemplo mais claro, é o fato de no Rio de Janeiro, as favelas se espalharem por toda cidade, até mesmo nos arredores de vários bairros nobres e de classe média se encontra grandes favelas. o que é mais raro em S.Paulo!
o Rio de Janeiro é o centro cultural do Brasil, no Rio se encontra uma grande riqueza cultural. alguns dos maiores museus, bibliotecas e teatros do país se encontra na cidade. no Rio de Janeiro se encontra a biblioteca nacional, a maior biblioteca do Brasil e uma das maiores do mundo!!
opções de lazer também não faltam no Rio, além dos atrativos urbanos como parques, shoppings, barzinhos, restaurantes.. na cidade é também, bem comum atrativos naturais como as praias e a floresta.
a Avenida Atlântica é a mais famosa avenida do R. de Janeiro e a via expressa mais importante é a Avenida Brasil, a Avenida Brasil corta a cidade do Rio de Janeiro ao meio, de Leste a Oeste. sendo maior que as extensões somadas das duas marginais de S. Paulo!!
por ironia do destino, uma cidade conhecida como "RIO" possui uma hidrografia muito pobre, sendo bem pouco desenvolvida. no Rio não se encontra micro bacias ligadas as grandes bacias hidrográficas nacionais, como ocorre em São Paulo. as bacias hidrográficas da cidade são muito pequenas e de dimensões regionais. ou seja as águas de seus rios se inicia ali e morre ali mesmo ao invés de se iniciar ali e morrer a milhares de quilômetros! mas quem precisa de riqueza fluvial com a baía de Guanabara de dimensão gigantesca e um mar aberto! !
no Rio, o relevo é bastante plano em boa parte da cidade. muitos bairros estão no nível do mar. parecem tabuleiros de tão planos. o relevo carioca é mais um contraste marcante da cidade, pois há uma mudança repentina de plano ao nível do mar com as serras que rasgam o meio urbano. não é por nada que o Rio é tão quente, além de possuir boa parte de seu território a nível do mar, em bairros muito planos, a cidade ainda se encontra acima do trópico de capricórnio, ou seja o Rio de Janeiro se encontra em zona tropical!
Sampa X Rio
Sampa é o centro econômico nacional
Rio é o centro cultural nacional
Sampa é a Nova York brasileira
Rio é a Los Angeles brasileira
Sampa é caótica
Rio é harmonia entre o agito e a calmaria
Sampa é estressada
Rio é descontraída
Sampa surreal e cosmopolita
Rio uma maravilha urbano-natural
A Av. Paulista é de São Paulo
A Av. Atlântica é do Rio de Janeiro
A Marginal Tietê é de São Paulo
A Avenida Brasil é do Rio de Janeiro
O Rio Tietê é de São Paulo
A Baia de Guanabara é do Rio de Janeiro
São Paulo tem os Jardins, Pacaembu, Morumbi..
Rio de Janeiro tem a Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema..
São Paulo tem Paraisópolis e o Rio de Janeiro a Rocinha
São Paulo tem a 25 de março
Rio de Janeiro tem o Saara
O Ibirapuera é de São Paulo
O Jardim botânico do Rio de Janeiro
A USP é de São Paulo
A UFRJ do Rio de Janeiro
Com todas maravilhas e particularidades, com toda grandeza e problemáticas. Sampa e Rio são duas cidades apaixonantes. essas duas megacidades nacionais estão no mesmo nível, na mesma grandeza.. não há rivalidade. há orgulho de Sampa e Rio, serem ainda desenvolvidas se comparadas a maioria das megacidades do mundo!
São Paulo (11.800milhões de hab.)
S.Paulo é a maior cidade da América e do Brasil, possuindo uma população de quase 12 milhões de habitantes! a níveis globais, S.Paulo se encontra entre as 5 cidades mais populosas do mundo!!
Sampa, como é chamada carinhosamente. é uma cidade cinza, caótica, agitada, frenética.. o "miolo" da região central da cidade, se caracteriza por ser extremamente urbanizado. o caos urbano e a paisagem tomada pelo "cinza" dos prédios e construções é bem marcante na região central. na região central, o meio humanizado domina e falta verde, havendo poucos parques e praças. o que eu chamo de ''miolo'', é aquela região minúscula que compõe a região central de São Paulo. região composta pelo Centro, Sé, Luz, Santa Efigênia, dentre alguns outros bairros.. essa região central possui área muito pequena e elevadíssimo adensamento de prédios e construções, avenidas super movimentadas, grande comércio e multidões que se deslocam de um lado pro outro. seja na Vinte e cinco de março(Rua comercial do Centro), nas ruas comerciais do Brás ou no comércio de eletrônicos da Santa Efigênia.
A Área urbanizada de São Paulo se estende por boa parte da cidade. ela se expande da região central para outras regiões. grande parte da zona oeste e zona norte, também se encontram urbanizadas. enquanto as zonas sul e leste, possui uma área urbanizada menor. o que seria uma região urbanizada? a área urbanizada de uma cidade se caracteriza por ser a região da cidade onde se concentram adensamentos de prédios, comércio intenso, ruas e avenidas de grande movimento. é onde se encontra também a maioria dos shoppings, galerias comerciais, escritórios empresariais, instituições cientificas, universidades, etc.. em São Paulo, apenas as zonas sul e leste são pouco urbanizadas, sendo que na maior parte dessas regiões, se concentram a periferia. os bairros de periferia são os bairros distantes do centro, bairros residenciais onde predominam casas, comercio local e em alguns casos industrias. na periferia paulistana, se concentra a maioria das favelas e bairros mais pobres da cidade. em São Paulo, os bairros da zona sul e leste são os mais pobres enquanto na zona oeste, se concentra os bairros mais ricos e de classe média!
São Paulo é o centro financeiro e econômico do Brasil. possui uma bolsa de valores de grande importância, na região central. a bolsa brasileira chamada de Bovespa.
Em São Paulo, há muitas opções de lazer. são diversos parques, museus, bibliotecas, galerias, shoppings, barzinhos, restaurantes, etc.. etc.. Sampa é conhecida pela importância gastronômica, sendo uma cidade de diversidade de restaurantes. desde a cantina italiana até o restaurante de comida caipira!
A Avenida mais famosa de Sampa é a Avenida Paulista e a via expressa mais importante é a Marginal tietê seguida pela Marginal Pinheiros.
São Paulo possui uma hidrografia muito rica, sendo a micro bacia do Tietê, pertencente a grande bacia do Paraná(uma das maiores do mundo).
Em São Paulo, as marginais já citadas, são as duas mais importantes "artérias" da cidade. essas duas marginais seguem o caminho dos dois principais rios paulistanos: o Tietê que é o rio principal da micro bacia e o Pinheiros que é um afluente do Tietê!!
Sampa é uma cidade cercada por duas serras: Serra da Cantareira e Serra do mar. a cidade possui elevadas médias de altitude e se encontra em boa parte, abaixo do trópico de capricórnio. dessa forma, São Paulo possui invernos frios e úmidos, sendo considerada a terra da garoa! e os verões, normalmente amenos, porém na atualidade, os verões paulistanos estão quentes e cada vez mais!!
Rio de Janeiro (6.400 milhões de hab.)
Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil, está entre as 10 maiores cidades americanas e uma das maiores cidades do mundo. o Rio (como é carinhosamente chamado) é uma megacidade nem tanto caótica, apesar de possuir milhões de habitantes e de toda sua grandeza. o Rio é conhecida como cidade maravilhosa, porém nem tão maravilhosa assim. ainda falta muito para esse título fazer jus a cidade. mas o Rio possui sim, algumas maravilhas!! uma das maiores maravilhas do Rio, é o contraste tão harmonioso entre o meio urbanizado e o meio natural. pois é, isso simplesmente não existe em Sampa. no Rio, podemos estar no agito de uma região urbanizada e em poucos quilômetros dali, encontrar a calmaria em uma praia ou na floresta! o meio humanizado e meio natural se mantem em bela harmonia no Rio de Janeiro! no Centro do Rio, podemos encontrar uma pitada de caos urbano, nada que se compare a Sampa. a região central do Rio de Janeiro é surpreendentemente calma, se tratando do centro de um dos maiores aglomerados humanos do país! os bairros da região central não são extremamente urbanizados. em alguns bairros centrais como Santa Teresa ou Lapa, pode-se observar casinhas históricas, ruas estreitas e calmas. um cenário que lembra a periferia ou melhor o subúrbio como se diz no Rio. a região urbanizada do R. de Janeiro cobre boa parte da cidade, se expande da região central para boa parte das zonas sul e oeste e ainda a Ilha do Governador, na porção leste da cidade, se caracteriza como uma região urbanizada! a zona norte é a região menos urbanizada da cidade, os bairros da zona norte são chamados de subúrbio carioca, algo como sub urbano. esses bairros do subúrbio são os mais pobres do Rio de Janeiro, se encontram distantes do Centro da cidade, além da zona norte, em parte da zona oeste também se encontra alguns dos bairros cariocas mais pobres, por outro lado na zona sul e em parte da zona oeste, se concentra os bairros cariocas mais ricos e de classe média!! as classes sociais no Rio estão muito mais próximas e menos concentradas do que em Sampa. no Rio há uma proximidade maior entre do rico com o pobre. um exemplo mais claro, é o fato de no Rio de Janeiro, as favelas se espalharem por toda cidade, até mesmo nos arredores de vários bairros nobres e de classe média se encontra grandes favelas. o que é mais raro em S.Paulo!
o Rio de Janeiro é o centro cultural do Brasil, no Rio se encontra uma grande riqueza cultural. alguns dos maiores museus, bibliotecas e teatros do país se encontra na cidade. no Rio de Janeiro se encontra a biblioteca nacional, a maior biblioteca do Brasil e uma das maiores do mundo!!
opções de lazer também não faltam no Rio, além dos atrativos urbanos como parques, shoppings, barzinhos, restaurantes.. na cidade é também, bem comum atrativos naturais como as praias e a floresta.
a Avenida Atlântica é a mais famosa avenida do R. de Janeiro e a via expressa mais importante é a Avenida Brasil, a Avenida Brasil corta a cidade do Rio de Janeiro ao meio, de Leste a Oeste. sendo maior que as extensões somadas das duas marginais de S. Paulo!!
por ironia do destino, uma cidade conhecida como "RIO" possui uma hidrografia muito pobre, sendo bem pouco desenvolvida. no Rio não se encontra micro bacias ligadas as grandes bacias hidrográficas nacionais, como ocorre em São Paulo. as bacias hidrográficas da cidade são muito pequenas e de dimensões regionais. ou seja as águas de seus rios se inicia ali e morre ali mesmo ao invés de se iniciar ali e morrer a milhares de quilômetros! mas quem precisa de riqueza fluvial com a baía de Guanabara de dimensão gigantesca e um mar aberto! !
no Rio, o relevo é bastante plano em boa parte da cidade. muitos bairros estão no nível do mar. parecem tabuleiros de tão planos. o relevo carioca é mais um contraste marcante da cidade, pois há uma mudança repentina de plano ao nível do mar com as serras que rasgam o meio urbano. não é por nada que o Rio é tão quente, além de possuir boa parte de seu território a nível do mar, em bairros muito planos, a cidade ainda se encontra acima do trópico de capricórnio, ou seja o Rio de Janeiro se encontra em zona tropical!
Sampa X Rio
Sampa é o centro econômico nacional
Rio é o centro cultural nacional
Sampa é a Nova York brasileira
Rio é a Los Angeles brasileira
Sampa é caótica
Rio é harmonia entre o agito e a calmaria
Sampa é estressada
Rio é descontraída
Sampa surreal e cosmopolita
Rio uma maravilha urbano-natural
A Av. Paulista é de São Paulo
A Av. Atlântica é do Rio de Janeiro
A Marginal Tietê é de São Paulo
A Avenida Brasil é do Rio de Janeiro
O Rio Tietê é de São Paulo
A Baia de Guanabara é do Rio de Janeiro
São Paulo tem os Jardins, Pacaembu, Morumbi..
Rio de Janeiro tem a Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema..
São Paulo tem Paraisópolis e o Rio de Janeiro a Rocinha
São Paulo tem a 25 de março
Rio de Janeiro tem o Saara
O Ibirapuera é de São Paulo
O Jardim botânico do Rio de Janeiro
A USP é de São Paulo
A UFRJ do Rio de Janeiro
Com todas maravilhas e particularidades, com toda grandeza e problemáticas. Sampa e Rio são duas cidades apaixonantes. essas duas megacidades nacionais estão no mesmo nível, na mesma grandeza.. não há rivalidade. há orgulho de Sampa e Rio, serem ainda desenvolvidas se comparadas a maioria das megacidades do mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário