Área: Geo sócio econômica
Seção: Economia
Fantástico mundo do Marketing
O Marketing e publicidade é algo que nos dá uma falsa ideia de como o produto X ou Y é sensacional, extraordinário, perfeito.. muitos produtos, são realmente bons, porém a ideia que se passa, nos leva a crer que determinado produto, poderá nos oferecer bem mais do que de fato oferece. mesmo que de forma inconsciente. imagine a seguinte situação, você está assistindo TV, de repente começa os comerciais, nesse breve momento, passa pela tela, diversas propagandas. cada uma delas, mais surreais que a outra. a gente entende que tudo aquilo, não existe no mundo real, que cada uma daquelas marcas nos beneficiam de forma real e não de forma surreal, porém como uma mágica, nos encantamos com o mundo surreal das marcas, com a ideia surrealista de que um produto, possa ter um valor muito maior do que seu valor real. naqueles minutinhos dos comerciais, se desdobra um mundo ideal e perfeito, falsas realidades que podemos comprar. nesse fantástico mundo do marketing, uma barra de chocolate te livrará de chiliques, um refrigerante poderá te deixar zen, causando em você sensações maravilhosas, de repente o que parecia problema vira uma diversão, achocolatados passam a dar super força ou energia a ponto de impulsionar garotos a se livrar da vida no sofá, pastas de dente e enxaguantes garantem que você irá arrumar uma namorada/o com uma enorme facilidade, o sabão em pó que garante a liberdade das crianças para poder brincar na lama, o sabonete que alerta a todos sobre as bactérias, ao invés de sujar, devemos lavar as mão. as propagandas são divertidas e atraentes, nos levam a um bom estado de humor, nos faz sentir vontade de consumir e em alguns casos experimentar algum produto novo. no mundo capitalista, o mercado se mostra em constante adaptação, os ideais de lucro e consumo, impulsiona a inovação e adequação de acordo com o publico, época ou lugar que esse produto atende. o marketing é um trabalho meio que oculto, percebemos os resultados mas não vemos os esforços por trás, desse constante aperfeiçoamento do produto e a atratividade que ele possa gerar. a imagem, o impacto visual, as cores, a música, o humor.. passamos a viver uma realidade criada, uma realidade oposta a real. variados truques, são capazes de influenciar nossa mente, passamos a ser impulsionados a consumir, passamos a nos atrair inexplicavelmente por produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário