Área: Geo sócio econômica
Seção: Brasil de verdade
Inflação, reflexões e pontos de vista.
O Brasil se encontra em plena crise economia, nesse ano de 2015. estamos passando por baixo crescimento econômico, aumento do desemprego, infração, juros, aumento de impostos.. apesar de crises serem sempre ruins para o desenvolvimento do país, essa crise atual não chega a ser tão forte quanto crises econômicas enfrentadas pelo país no passado.
Atualmente, alguns especialistas acreditam que a taxa de inflação ficará entre 6% a 6,4% ao ano. bem menor que a inflação da década de 70, para se ter uma ideia da situação na época, no ano de 1973, o índice de inflação ficou em 15,5% e mesmo sendo um índice alto, ainda foi o mais baixo da década. no ano seguinte em 1974, a inflação pularia para 34,5%. o histórico de crises econômicas sérias no Brasil, não para por aí, os anos 70 foram apenas o começo do que estava por vir, uma super inflação ocorreria no país nas décadas seguintes.
o vai e vem da crise no mundo e no Brasil.
A Economia brasileira se manteve forte em meio a grande crise econômica do fim da década de 2000 e a taxa de desemprego se manteve mais baixa do que a de muitos países ricos, no mesmo período. a forte crise econômica global que se iniciou no fim dos anos 2000, afetou potencias econômicas. países ricos e industrializados da Europa ocidental e os Estados unidos sofreram drasticamente com os efeitos da crise. recentemente foi a vez do Brasil sentir os efeitos da crise, sendo que nos últimos anos, houve queda no crescimento da economia brasileira.
Conclusões
Essa não é a primeira e nem a última crise econômica que o Brasil irá enfrentar mas dessa vez a crise pegou o país em seu momento mais compacto economicamente. apesar dos males que uma crise econômica gera, ainda somos uma grande potencia econômica, sem dúvidas o país irá se recompor com o tempo e voltaremos a crescer, já conseguimos superar crises muito piores e crescer rapidamente. olhando por um lado otimista, o país conseguiu se manter forte ao se iniciar uma das maiores crises econômicas globais mas agora estamos sendo afetados por essa crise que como todas outras será passageira.
Fontes das informações:
Almanaque abril 2014
http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2015/01/05/dolar-caro-inflacao-alta-desemprego-o-que-esperar-da-economia-em-2015.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário